sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Fascite plantar

Fascite plantar
A fasciite plantar caracteriza-se por uma inflamação da tuberosidade medial do calcâneo, ocasionada por microtraumatismos sucessivos. As forças de tração durante o apoio levam a um abatimento do arco plantar interno, que resulta num processo degenerativo ao nível da fáscia plantar.É importante fazermos a distinção entre fasciite plantar e o esporão de calcâneo. O esporão é um crescimento ósseo que ocorre no osso calcâneo e localiza-se adjacente à fáscia plantar. Alguns autores referem que o esporão é uma consequência da fasciite plantar, mas apenas 50% dos casos com fasciite têm esporão e 10% das pessoas que tenham esporão não apresentam qualquer tipo de sintomatologia dolorosa.













.
Os sintomas mais comuns da fascite plantar são:
- Dor e por vezes edema (inchaço) e rubor (vermelhão) ao redor da base do calcâneo (com mais frequência do lado interno) e por vezes ao longo do arco interno do pé.
-Dor matinal, principalmente ao levantar-se da cama, ou após um período de repouso, que obriga por vezes e em casos mais graves a apoiar apenas a ponta dos pés no chão.
Ocorrências da Fascite Plantar
- Pronação excessiva do pé, com abatimento do arco interno do pé;
- Pé demasiado cavo ou plano;
- Encurtamento da aponeurose plantar do arco interno e da musculatura posterior da perna (gémeos e soleo);
- Dismetrias (diferença no comprimento dos membros inferiores);
- Excesso de peso;
- Calçado inadequado;
- Treino excessivo em pisos irregulares ou demasiado duros.
Prevenção
A Fascite plantar pode ser prevenida pelo educador físico através dos alongamentos pré e pós treino. A perda de peso do atleta também é importante para evitar que o peso cause impactos excessivos ao calcâneo. 
É importante saber qual o tipo de pisada para a compra do calçado ser de acordo com a pisada do atleta ou aluno.


Nenhum comentário:

Postar um comentário